top of page

NOSSA HISTÓRIA

O Centro Comunitário da Criança do Parque Itajaí I e Região, fundado em abril de 1989 por um pequeno grupo de mulheres, as primeiras moradoras do Parque Itajaí, que se organizaram para servir sopa para as famílias que chegavam transferidas de favelas e ocupações da cidade, principalmente da Moscou, e que não tinham como se alimentar.

A maior organização deste coletivo era de mulheres, atuantes no bairro do Parque Itajaí, foi realizado um cadastramento das famílias que vinham em busca de assistência, sendo atendidas com doações de roupas e cestas de alimento obtidas por meio de doações de pessoas físicas e também do Comitê contra a Fome e pela Cidadania.

A realização de uma Assembleia Geral convocada por este grupo de mulheres que contou com a participação da comunidade local, moradores e moradoras do Pq. Itajaí, Floresta, Valença, Lisa e outros bairros que compõe a densa e populosa Região do Campo Grande, decidiu-se priorizar o atendimento das crianças e dos adolescentes, filhos e filhas das famílias moradoras desta região, de baixa renda e em situação de risco social e pessoal ou ainda em situação vulnerável. Desta forma foi implantado o programa socioeducativo aberto para crianças e adolescentes de 06 a14 anos garantindo o atendimento sistemático de segunda a sexta-feira no período do contra turno escolar, desenvolvendo ações em conjunto à família de forma integral.

O CECOMPI é referência na comunidade onde está inserida há quase 31 anos da sua existência, pois, desde o início, promove ações de cidadania, inclusão social  conforme preconiza  a Constituição Federal/88 temos nosso trabalho pautado na : “proteção social ao cidadão em face do risco, da desvantagem, da dificuldade, da vulnerabilidade, da limitação temporária ou permanente e de determinados acontecimentos previsíveis ou fortuitos nas várias fases da vida. Uma responsabilidade do conjunto da sociedade, na esfera do interesse público”. (Silva, 2004)

db273810ef023194fe9299d456ce5b4d.png
bottom of page